TRANSPOSICIONES é um projeto artístico que busca relacionar as práticas das artistas do Uruguai e do Brasil, Vera Garat (UY), Tamara Gomez (UY), Carolina Minozzi (BR) e Patrícia Árabe (BR). A pele e o corpo desnudo, o corpo do espaço e a transformação das normativas que operam em nossos corpos, foram assuntos de pesquisa que existiram em territórios artísticos de seus últimos trabalhos.
No ano de 2021, diante do contexto pandêmico, as artistas transformaram os encontros remotos em um espaço de diálogo e experimentação, investigando novas maneiras de criação e de existir virtualmente. As práticas artísticas estiveram permeadas pela noção de troca de pele como metáfora para o cruzamento de aprendizados e afetos. À medida que os encontros se acumulavam, as práticas foram derivando em materiais visuais, sonoros, memórias, textos, etc. A web é uma transposição das experiências do processo para um formato coreográfico de interação sonora, háptica, visual e virtual. https://transposicoes.web.app/
O atual projeto TRANSPOSIÇÕES [2023] é a etapa presencial do trabalho iniciado anteriormente e parte da noção do encontro como deslocamento de si. Neste projeto, dão continuidade ao trabalho de seguir aproximando suas práticas e pesquisas artísticas, através de residências no Uruguai e no Brasil. A abertura pública na Oficina Cultural Oswald de Andrade será um modo de compartilhar com o público as investigações e criações desenvolvidas em TRANSPOSIÇÕES, com o desejo de compreender o potencial performativo da ativação das práticas artísticas em si.
Estreia: 20 dezembro 2023, 16:30 HS / Oficina Cultural Oswald de Andrade / Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro, São Paulo - SP, 01123-001
FICHA TÉCNICA
Criação e realização: Carolina Minozzi, Patrícia Árabe, Tamara Gómez e Vera Garat
Produção: Carolina Guerra
Desenho gráfico: Rodolfo Opazo
** TRANSPOSICIONES é financiado pelo Programa IBERESCENA - Apoyo a la Coproducción de Espectáculos de Artes Escénicas - 2023.